O @LIVRE proõe uma alteração* ao Orçamento de Estado para que se trabalhe no sentido de adoptar Software Livre na administração pública.
Já não é a primeira vez que o tentam - veremos quem é que desta vez vai votar contra.
* https://www.parlamento.pt/OrcamentoEstado/Paginas/DetalhePropostaAlteracao.aspx?BID=22696
Na minha opinião, não terá qualquer relevância, mesmo que seja aprovado. Tomando como exemplo a Lei de Adopção de Normas Abertas nos sistemas informáticos do estado e o Regulamento Nacional para a Interoperabilidade Digital, sabemos que não irá ser cumprida não havendo qualquer penalização para as entidades e gestores que a ignorem.
@ammdias @marado @LIVRE se for aprovado e se, de facto, como ali é proposto, envolverem "entidades da sociedade civil vocacionadas para a matéria, como são a Associação Nacional de Software Livre (ANSOL), a D3 - Defesa dos Direitos Digitais e a Associação Ensino Livre", então sempre será um pássaro na mão que é melhor não deixar fugir.
Mas infelizmente tenho pouca fé que seja aprovado...
@ammdias @LIVRE a Lei das Normas Abertas, mesmo sem dentes, é melhor que nada (e se formos começar a dizer que as leis não prestam porqie ninguém as cumpre então não se legislava sobre nada...). E esta medida traria várias coisas importantes (dependendo da implementação, é certo). A questão do levantamento sobre o software que é usado na AP por exemplo só peca por tardio, e mesmo que não se fizesse nada além desse levantamento já era útil, se os resultados fossem tornados públicos.
Infelizmente, o maior problema esta proposta é mesmo o facto de ser improvável que passe (há dois anos foi rejeitada por PS e CH com abstenção de PSD e IL), o que não me faz aplaudir menos a iniciativa e insistência do Livre.
@marado @ammdias @LIVRE a proposta é positiva, mas temos que ser um pouco mais exigentes, temos que aprender lições e experimentar estratégias novas.
A única coisa que sai daqui é o Livre ganhar pontos por ser fofinho para o Software Livre. Mas não é sequer o primeiro partido nisso.
Eu quero mais que isso, eu quero ganhar!
@marado @ammdias o @LIVRE pode estar a ser como eu disse já antes o melhor, ou o melhor execo com outros a ter propostas, mas precisamos de propostas que são aprovadas e que entreguem resultados que mudem tudo para melhor de forma inequívoca e de forma muito significativa.
Não creio que seria uma proposta no Orçamento de Estado a fazer isso.
Sim, é bom ver mais um partido a carregar e a agitar a bandeira. Mas é preciso ir mais longe. É preciso criar a força política para trazer a mudança.
É excelente que o Livre pelos vistos sabe mesmo que estamos por aí, mas é preciso que o Livre e os outros partidos venham todos conversar e perceber como melhor criar impacto nesta área.