O post de que falo no toot abaixo há-de sair durante o dia, mas estou aqui em pulgas para vos dizer quem é o/a autor/a (mesmo que já saibam :-)).
Josephine Tey, pseudónimo de Elizabeth MacKintosh, entrou hoje em #DomínioPúblico em Portugal e noutros países onde o direito de autor é de vida+70 anos.
Na Austrália, são 50 anos e por isso se quiserem começar já a ler os seus livros é procurar nesta página do Gutenberg Australia:
Pensei que ias referir ao Sherlock Holmes. Vou procurar alguma coisa dessa autora.
Bom ano
@ruidocorvo desses os que estão nas listas dos 100 melhores policiais de todos os tempos são:
El caso de Betty Kane (The franchise affair), foi também o que li mais recentemente; La Hija del tiempo (daughter of time - é "policial histórico"), e Brat Farrar.
@paulasimoes
E qual me recomendas?
@ruidocorvo Eu iria para o the franchise affair, el caso de Betty Kane :-)
Obrigado!
@ruidocorvo percebo, tem-se falado muito do Conan Doyle entrar em domínio público este ano nos EUA, porque eles contam de forma diferente e só este ano as histórias finais entram lá em domínio público.
Em Portugal, todas as obras publicadas do Doyle já tinham entrado em domínio público em 2001.
WOW. Desconhecia. Falta em Portugal uma edição integral e cuidada do livros.
@ruidocorvo sim. Também se têm feito novas histórias (por outros escritores), mas têm encontrado problemas nos EUA. O Conan Doyle State mantinha que as características da personagem dos livros que ainda não tinham entrado em DP não podiam ser usadas. É possível que esta complexidade e a atitude aguerrida do State influenciassem novas edições noutros países.
Deixa-me só frisar que o que entra em DP é o texto original em inglês. As traduções já feitas ou que se façam terão direito de autor a contar da morte do tradutor.